O alerta foi dado pelas 10h20 da amanhã, uma fuga de amoníaco no centro de abate de suínos do Oeste, localizado no Milharado, concelho de Mafra.
250 pessoas foram, entretanto, evacuadas para o exterior do local, sendo que 7 foram avaliadas por equipas médicas no local e duas foram transportadas para o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, com ferimentos ligeiros.
Às 10h57 minutos, entre bombeiros, INEM e GNR, estavam no local 11 operacionais apoiados por 4 veículos, mas este número subiu e no local estiveram presentes 37 operacionais apoiados por 14 veículos.
A maioria dos trabalhadores acabou por se dispensada, tendo alguns permanecido no exterior, para saber se ainda teriam de voltar ao centro de abate de suínos do Oeste.
Esta tarde, em declarações à Lusa, o comandante dos Bombeiros da Malveira referiu que o acidente teve origem na rutura de uma conduta, que provocou a fuga de amoníaco.
O Centro de Abate de Suínos do Oeste têm mais de 40 anos de experiência na indústria pecuária e atua em Portugal e no mercado global com um conjunto de marcas bem conhecidas, incluindo Izidoro e Damatta.
[Notícia atualizada às 19h41 com o motivo da ocorrência e atualização do número de feridos]